Telefones para Contato
BALNEáRIO CAMBORIú (47) 3361-1414 (47) 99187-1199
Ligamos para Você
2 Fale Conosco
Desc Imóveis

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos
Busca Inteligente

Blog » Norma de Acessibilidade para Rampa

Publicado na Sexta, 15 de março de 2019, 8h26
Norma de Acessibilidade para Rampa

Dentro da norma acessibilidade para rampa, podemos afirmar que uma das questões mais complexas e importantes são as rampas que geram acessibilidade aos pedestres, isso porque, não são apenas as pessoas que precisam de cadeira de rodas para se locomover, pois as pessoas idosas e mães com carrinhos também fazem uso dela.

 

 

Quando falamos em grandes desníveis, a norma acessibilidade para rampa é comprida por meio dos elevadores, pois eles resolvem o problema dos desníveis.

Para ficar claro, a norma acessibilidade para rampa deve ser seguida quando existe um desnível ou uma escada e, por isso, a rampa deverá ser prevista. Segundo a norma, rampa pode ser entendida como qualquer superfície que apresente inclinação igual ou que supere 5%.

 

Norma acessibilidade para rapa define 8,33% de inclinação

 

Em projetos, a inclinação máxima aplicada na rampa é de 8,33%, pois essa porcentagem é responsável por otimizar o espaço que a rampa de acessibilidade irá ocupar.

Em reformas, caso não seja possível seguir essa porcentagem, o máximo pode chegar a 12,5%, porém existem restrições de altura que deverão ser vencidas e, ainda, é fundamental considerar o número máximo de segmentos.

Rampa em curva deve ser evitada, porque os espaços que elas ocupam são maiores assim como suas exigências, pois a inclinação deve ser transversal.

 

Norma acessibilidade para rampa nos auditórios

 

Quando falamos em auditórios, a norma diz que a rampa para que a plateia circule deve ter de 12% de inclinação máxima. A rota acessível deve existir para que a plateia fique interligada aos bastidores e ao palco.

Uma rampa com largura mínima de 90 cm e 16,66% de inclinação máxima é a grande responsável para romper o desnível entre palco e plateia. No entanto, a inclinação de 16,66% pode ser empregada em um desnível de 60 centímetros ou de 10% para desníveis que superem os 60 cm.

A guia de baliza não pode faltar, mas não é preciso instalar corrimão e guarda-corpo. Um equipamento eletromecânico ou mesmo a rampa devem estar situadas em um local de acesso imediato, mas que não chame atenção da plateia.

A largura da rampa é determinada conforme o calculo de população e o fluxo de pessoas que farão uso da mesma, porém é preciso que a largura mínima livre tenha 1,50m, porém o mínimo admissível é de 1,20m.

Os corrimões devem ser levados em consideração, sendo instalados dos dois lados da rampa com duas alturas diferentes, tendo 92cm e 70 cm. Caso não existam paredes laterais, as guias e guardar-corpos devem existir nas rampas assim como os corrimões.

 

Equipamentos de Acessibilidade

 

Nós da Projemak projetamos equipamentos de acessibilidade para qualquer lugar. Trabalhamos com elevadores de acessibilidade com a máxima segurança e design.

Com tecnologia própria, a Projemak desenvolve e cria projetos de plataformas elevatórias de acessibilidade para escadas, que pode ser adaptada para vários locais.  Nossos equipamentos para acessibilidade, ajudam pessoas com mobilidade reduzida a se locomoverem usufruindo de seu direito básico de ir e vir. Confira nossa linha completa de equipamentos e acessórios.